Hoje é dia de falar da Arábia Saudita, o maior país árabe na Ásia e na Península Arábica.
ARÁBIA SAUDITA
- Nome escrito em sua língua nativa: (السعودية)
- Idioma: Árabe
- Capital: Riade
- Moeda: Riyal (R$1,37 – cotação do dia 04/10/2022)
- Principal jogador: Salman Al – Faraj
- Comida típica: Kabsa
Curiosidades
Um dos países mais fechados do mundo, a Arábia Saudita era até pouco tempo um destino exclusivo dos muçulmanos. O país começou a abrir suas fronteiras para turistas de outras partes do mundo recentemente.
Um acordo entre o Brasil e a Arábia Saudita em 2021 facilitou a entrada de brasileiros no país, com a emissão de vistos de turismo com validade de 5 anos, porém a permanência não deve exceder 90 dias em cada viagem e 180 dias o ano inteiro. Além disso, é importante ressaltar que o turista deve respeitar as leis locais, que incluem o uso da abaya (um manto longo que cobre as pernas e braços) para as mulheres e as entradas separadas por gênero. Essa separação é comum em cafés, comércios e restaurantes, todavia em restaurantes geralmente se separa por “single” (solteiro) e “families” (famílias). Mulheres acompanhadas de seus companheiros podem usar a entrada familiar.
A Arábia Saudita é o berço do islamismo e a religião dita as leis e os costumes do país. A cidade de Medina, por exemplo, é considerada sagrada para os muçulmanos, pois foi lá que a religião prosperou após a migração de Maomé, a Hégira (de Meca para Yathrib – que depois mudaria de nome para Medina). Na Arábia Saudita está também a cidade de Meca, onde Maomé nasceu. Segundo os costumes do islã, os fieis devem rezar em direção à Meca pelo menos 5 vezes por dia e é inclusive comum ouvir o chamado para a reza. Durante a reza o turista não deve interromper os fieis mesmo que esteja aguardando um serviço.
A economia da Arábia Saudita é baseada na exportação de petróleo. O país é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, o que garante uma economia estável e forte.
O árabe é o idioma comum na Arábia Saudita e, assim como outros idiomas, tem suas diferenças em cada região. É importante ressaltar que o árabe falado e escrito na Arábia Saudita é aquele considerado oficial por todos os países que falam árabe. Dessa forma, os documentos em língua árabe são emitidos de acordo com a escrita saudita.
A culinária da Arábia Saudita também segue os costumes do islamismo, o que significa que carne de porco e álcool são proibidos. O prato típico saudita é o kabsa, um prato feito de arroz com especiarias, carne de cordeiro e frango. Segundo a tradição, todos os presentes compartilham um único prato grande, não existem pratos individuais. Cada um tem seu próprio lugar em volta desse prato e os locais normalmente não usam talheres.
No futebol o destaque é Salman Al – Faraj, capitão da seleção da Arábia Saudita. O meio campista de 33 anos também é capitão do seu time, o Al Hilal, conhecido dos brasileiros por disputar o mundial de clubes. Al – Faraj é um meia de criação canhoto e todas as jogadas da seleção da Arábia Saudita costumam passar pelos seus pés, mas sua seleção é considerada a mais fraca do grupo e será difícil superar os adversários mais fortes.
Este foi o Eko’s na Copa da Arábia Saudita. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte amanhã, pois falaremos do México.