Hoje é dia de falar da Costa Rica, país da América Central e segundo integrante do Grupo E.
COSTA RICA
- Nome escrito em sua língua nativa: Costa Rica
- Idioma: Espanhol
- Capital: San José
- Moeda: Colón costa-riquenho (R$0,0086 – cotação do dia 21/09/2022)
- Principal jogador: Keylor Navas
- Comida típica: Casado
Curiosidades
O começo da história da Costa Rica é parecido com a do Brasil. O país era habitado por povos indígenas até ser descoberto por Cristóvão Colombo, em 1502. O território foi colônia espanhola até 1821 e, durante esse período de colonização, a sua população indígena diminuiu drasticamente. Após declarar independência da Espanha, a Costa Rica foi incorporada ao México e integrou a Federação Centro-Americana junto com Guatemala, Nicarágua e Honduras. Em 1838, a Federação Centro-Americana se desintegrou e a Costa Rica deixou de fazer parte do México.
A Costa Rica é um país extremamente tranquilo para se viver, em 2019 foi considerado o país mais feliz da América Latina e o lema dos costa-riquenhos é “Pura Vida”, que é usado de diversas formas, desde um comprimento a uma filosofia. Para os habitantes, Pura Vida significa uma vida mais leve e tranquila, apreciando a natureza.
E a natureza é outro ponto forte da Costa Rica. O país é banhado pelo mar do Caribe a oeste e pelo Oceano Pacífico ao leste, suas praias são protegidas e hotéis à beira mar são proibidos por lei, e 25% do território da Costa Rica é ocupado por bosques, florestas e áreas de preservação ambiental. O país tem um plano já em curso para se tornar o primeiro país carbono zero do mundo.
Na Costa Rica educação e saúde são gratuitos e de alta qualidade, o país tem até cursos superiores gratuitos para a população e a taxa de alfabetização da Costa Rica é de 97%. Além disso, a Costa Rica não possui exército desde 1948. O valor que antes era usado na manutenção das Forças Armadas foi totalmente investido em saúde e educação. A constituição do país inclusive prevê que não devem existir Forças Armadas.
A economia da Costa Rica é baseada no turismo ecológico e na exportação de produtos agrícolas, como bananas e abacaxis.
O idioma na Costa Rica é o espanhol, com uma pequena diferença em relação aos outros países que falam a língua: os costa-riquenhos puxam bastante o “r”, o que passa a impressão de um norte-americano tentando falar espanhol, mas é apenas o sotaque natural do país. É comum, principalmente em grandes centros urbanos, que as pessoas falem inglês e que as placas estejam em inglês por conta do turismo de norte-americanos no país.
Outra coisa que os costa-riquenhos têm de semelhante aos brasileiros é o amor pelo arroz e feijão. A culinária da Costa Rica usa muito esses ingredientes e ao invés de destacarmos só um prato, hoje podemos dizer que é uma refeição completa. O casado, como é chamado na Costa Rica, é um prato que tem arroz, feijão, carne, tortilhas, salada e banana frita, e ao pedir um casado em um restaurante na Costa Rica, você normalmente vai receber o seu prato com um suco de fruta fresco.
Apesar de ser um país bem desenvolvido em vários pontos, o futebol da Costa Rica ainda não é forte. Seus times disputam os torneios da CONCACAF, mas não têm o nível necessário para vencer times do México e Estados Unidos. Seu principal jogador hoje é, sem dúvidas, o goleiro Keylor Navas, companheiro de Neymar, Messi e Mbappé no PSG. Ele foi eleito o melhor goleiro da década pela CONCACAF, em 2021. Navas chegou a ser tricampeão da Champions League pelo Real Madrid antes de se transferir para o PSG, em Paris; no entanto, não foi tão bem e acabou perdendo o posto de titular para o italiano Gianluigi Donnarumma. Navas ainda não atuou nesta temporada pelo PSG e só deve atuar em competições menores quando o time usar os reservas. Pela seleção ele já acumula 107 jogos, e deve ter muito trabalho tentando parar os ataques da Alemanha e Espanha.
Este foi o Eko’s na Copa da Costa Rica. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte amanhã, pois falaremos da Alemanha.