É a vez da seleção do Senegal, uma velha conhecida da nossa seleção.
SENEGAL
- Nome escrito em sua língua nativa: Mungakko, Sénégal
- Idiomas: Francês; Wolof
- Capital: Dacar
- Moeda: Franco CFA (R$0,0078 – cotação do dia 22/09/2022)
- Principal jogador: Sadio Mané
- Comida típica: Thieboudienne
Curiosidades
A seleção do Senegal é uma das seleções que podem surpreender nesta Copa do Mundo. Sua melhor participação foi em 2002, quando venceu a França, a então campeã mundial, no jogo inaugural daquela edição e chegou até as quartas de final, tendo sido eliminada pela Turquia apenas na prorrogação.
A principal atividade econômica do país é a agricultura, sobretudo de amendoim, feijão, mandioca, melancia, milho e arroz.
O idioma oficial de Senegal é o francês, mas curiosamente esse idioma é falado apenas por uma minoria da população, aqueles que estudaram nas escolas da era colonial de origem francesa. A maioria dos habitantes de Senegal fala sua própria língua étnica, que pode variar de acordo com a região. Em Dacar, por exemplo, o Wolof é a língua normalmente usada e compreendida pela maior parte da população. Existem ainda outros idiomas falados em Senegal, como o pulaar, a língua serer, línguas cangin, e línguas jola. Em meio a tantas línguas, é natural que exista uma grande quantidade de tradutores em Senegal.
Outra curiosidade do país é que ele é o berço do rali mais famoso do mundo, o Rali Dakar, que teve início com um percurso partindo de Paris até Dacar em sua primeira edição, porém teve seu trajeto alterado ao longo de suas edições, mantendo o mesmo nome, mesmo que hoje não passe mais por Dacar.

A culinária de Senegal também é riquíssima principalmente em pratos com peixes e frutos do mar, e o destaque é o Thieboudienne, que pode ser traduzido como arroz de peixe, e é feito com peixes marinados com salsa, limão, alho e cebola. Esses ingredientes são fritos e depois cozidos com tomate e molho de tomate. Em seguida, os ingredientes são retirados da panela e o arroz também é cozido nesse caldo, sendo servido com os legumes e o peixe.

Em campo o mundialmente famoso Sadio Mané comanda a seleção senegalesa. O atacante se destacou em sua passagem pelo Liverpool, sendo um dos principais nomes nas campanhas de títulos da Premier League e da Champions League, além de ter sido campeão mundial pelo clube inglês. Na última janela de transferências, ao acertar sua ida ao Bayern de Munique, o Liverpool recebeu 32 milhões de euros (R$172 milhões) e Mané se tornou um dos jogadores mais bem pagos do elenco do time alemão, ganhando 19,8 milhões de euros por temporada.
Senegal é favorito à segunda vaga de seu grupo e veremos se a seleção africana terá condições de chegar mais longe nesta copa.
Este foi o Eko’s na Copa de Senegal. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte amanhã, pois falaremos da Holanda.