Hoje falaremos da Suíça, mais um país que já enfrentou o Brasil na última Copa.
SUÍÇA
- Nome escrito em sua língua nativa: Schweiz
- Idioma: Alemão, Francês, Italiano, Romanche
- Capital: Berna
- Moeda: Franco suíço (R$5,08 – cotação do dia 03/11/2022)
- Principal jogador: Xherdan Shaqiri
- Comida típica: Fondue
Curiosidades
O território da Suíça era parte do Império Romano, até que os cantões se aliaram contra a soberania estrangeira e realizaram um juramento que marcou a fundação do país, em 1291.
A Suíça não possui um presidente fixo, existe um conselho formado por 7 membros que se revezam anualmente. A bandeira da Suíça tem como característica o formato quadrado. Além do Vaticano, a Suíça é o único país que possui uma bandeira quadrada.
A Suíça possui uma das maiores malhas ferroviárias de toda a Europa. É possível chegar a todas as regiões do país de trem. São cerca de 5.000 km de ferrovias, porém as passagens não são muito baratas.
Apesar de fazer parte da União Europeia, a Suíça não adotou o euro. A moeda do país é o franco suíço e, antes de ser adotado em 1850, existiam 860 moedas diferentes no país.
A Suíça possui 4 idiomas oficiais e o uso de cada idioma depende da região. No Sul fala-se italiano, no Norte, alemão, e no Oeste, francês. O passaporte, por exemplo, possui os 4 idiomas. É mais um país no qual você pode realizar cotação em qualquer uma das 4 línguas para tradução.
A culinária suíça possui dois produtos muito conhecidos, os chocolates e os queijos. O país é o lar do famoso queijo suíço que, na verdade, é o emmental, e o país também possui o queijo gruyère, com mais de 75 aromas alpinos diferentes. A Suíça exporta mais de 170 mil toneladas de chocolate por ano, sendo assim o maior exportador do mundo.
O prato que vamos destacar é o fondue, que foi criado devido à dificuldade dos habitantes das regiões montanhosas de irem até o centro da cidade buscar alimentos. Como esses habitantes produziam queijo, tornou-se comum derretê-lo para comer com pão.
A seleção suíça é mais uma que enfrentou o Brasil na Copa de 2018 em uma partida que acabou empatada em 1×1. Na Copa de 2018, a Suíça se classificou para a segunda fase junto com o Brasil. A Suíça caiu para a Suécia nas oitavas de final e o Brasil acabou eliminado para a Bélgica nas quartas de final.
Xherdan Shaqiri, que está na seleção desde 2010, é o principal jogador da Suíça. Shaqiri já atuou na Inter de Milão e no Bayern de Munique, e hoje ele joga no Chicago Fire FC, na MLS. Pela seleção Shaqiri já marcou 26 gols em 108 jogos. A Suíça deve ser o adversário mais complicado para o Brasil na primeira fase, e tem a expectativa de avançar para a segunda fase.
Este foi o Eko’s na Copa da Suíça. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte amanhã, pois falaremos do Canadá.