Ano bissexto – por que existe e curiosidades.

O ano de 2024 é um ano bissexto, o que significa que o mês de Fevereiro terá 29 dias, ao invés dos 28 presentes nos outros anos. Mas, por que existe essa regra, quando ela foi instituída e quais são os seus efeitos?

No texto de hoje, vamos buscar responder a essas perguntas e também apresentar algumas curiosidades sobre o nosso calendário.

Por que existe o ano bissexto?

Os calendários surgiram como uma necessidade de planejamento de longo prazo. Com o aumento do tamanho e da complexidade das sociedades humanas, tornou-se necessário definir nomes para os dias, os meses e os anos.

Sua função principal era acompanhar as estações e auxiliar na definição das épocas de plantio e colheita. Com o tempo, novos marcos foram adicionados ao calendário, como datas de coletas de imposto e datas comemorativas, para criar a rotina da sociedade.

No entanto, como o período de translação da Terra ao redor do Sol não é de 365 dias exatos, as datas acabam por cair em dias diferentes de um ano para o outro, causando uma dissincronia com o passar do tempo. O ano bissexto foi criado com o objetivo de diminuir essa dissincronia e manter os marcos do calendário consistentes.

Do calendário Juliano ao Gregoriano

A história do calendário que seguimos hoje começa com Júlio César. Devido à necessidade de sincronizar os marcos anuais com o período de translação da Terra, foi feito um esforço para medir melhor o tempo desse movimento ao redor do Sol.

O Calendário Juliano definiu a duração do ano como 365,25 dias, o que significa que a cada 4 anos, um dia deveria ser adicionado para que o ano não perdesse a sincronia.

Isso, no entanto, não funcionou. A duração exata de um ano é 365,24219, ou seja, isso fazia com que a cada 128 anos um dia teria que ser retirado, o que não foi feito até o ano de 1582.

Nesse ano, buscando sincronizar o calendário e prevenir novas flutuações nas datas, o Papa Gregório XIII definiu uma nova regra, que é a que seguimos até hoje: seriam anos bissextos todos os que fossem múltiplos de 4 que não fossem também múltiplos de 100 e todos os múltiplos de 400.

O ajuste no ano de 1582:

Apesar das novas regras serem mais precisas, ainda existia o problema da dissincronia. No ano de 1582, o calendário estava 10 dias à frente do que deveria estar. Foi decidido então cortar esses dias.

Portanto, nesse ano, quem dormiu no dia 4 de outubro acordou no dia 15 de outubro, cortando assim os dias excedentes do calendário. Porém, o problema não foi inteiramente resolvido. No calendário atual, devemos retirar um dia a cada 3323 anos, mas, considerando nossa escala de vida, podemos dizer que ele foi bastante mitigado.

O nome ano bissexto:

Quando questionadas sobre por que o ano se chama bissexto, muitas pessoas recorrem ao senso comum e respondem que é por causa da presença de dois números 6 no número de dias do ano (366).

No entanto, isso é um mito. O verdadeiro motivo é que os romanos costumavam contar a última semana dos meses de maneira regressiva, dizendo os dias que faltavam para o início do próximo mês.

Quando era colocado mais um dia no mês de fevereiro, eles adicionavam outro sexto dia a essa contagem regressiva. Ou seja, passava a existir dois sextos dias antes de março, daí o nome em latim “bis sextum”, que hoje falamos como bissexto.

Pronto para dar início ao seu Projeto de Tradução?

Nosso principal objetivo é prestar um serviço de tradução diferenciado com rapidez e qualidade. Para isso, contamos com uma equipe qualificada, motivada e flexível para entender e atender suas necessidades.

Eko's Traduções

Somos uma empresa de tradução especializada em soluções multilíngues, formada por profissionais altamente qualificados. No mercado desde 2002, somos sinônimos de liderança, baseada na credibilidade que foi conquistada ao longo dos anos, dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Crescer e estar mais próximo de seus clientes tornou-se uma necessidade e, desde 2008, a Eko’s passou a atender em um grande escritório, com sede própria de mais de 500m2, localizado no bairro do Tatuapé, próximo ao centro da cidade de São Paulo, estações de trem e de metrô, e com fácil acesso às principais vias e marginais.

Com o intuito não só de contratar os melhores profissionais do mercado, mas também de formá-los, a Eko’s Traduções desenvolveu um sistema de treinamento exclusivo para nossa equipe de tradutores e revisores, o qual é frequentemente atualizado. Dessa forma, garantimos que todo o processo seja realizado com excelência e qualidade.

Oferecemos aos nossos clientes um serviço personalizado com a melhor relação custo benefício, além da garantia do prazo de execução, precisão, confidencialidade e segurança.

Nosso principal objetivo é oferecer serviços diferenciados com rapidez e qualidade, a um preço justo e competitivo, atendendo todas as necessidades de nossos clientes. Para isso, contamos com equipes qualificadas, motivadas e flexíveis em todas as nossas áreas, que executam o melhor planejamento para cada tipo de trabalho.

Whatsapp