A Língua Árabe é falada por mais de 280 milhões de pessoas pelo mundo, o que a torna a sexta língua mais falada globalmente. Por isso, vamos conhecer algumas curiosidades dessa língua.
1 – Dia Mundial da Língua Árabe
O dia escolhido para a comemoração da Língua Árabe é 18 de dezembro. Esta data marca a Resolução da ONU que adotou o Árabe como sexta língua de trabalho oficial, juntando-a assim ao inglês, francês, chinês, espanhol e ao russo.
2 – “Alfabeto” próprio
Os caracteres usados para escrever as palavras em árabe não constituem um “alfabeto”, mas sim um abjad, composto por 28 letras. Isso porque a escrita árabe não necessita das vogais para a sua escrita e, quando elas são utilizadas, são representadas por meio de diacríticos, sinais como os nossos acentos. Um exemplo é a palavra árabe para peixe, “samak” com o sistema de escrita árabe, ela seria representada apenas por “smk”.
3 – Sentido da escrita
Diferente da nossa escrita, os textos em árabe são escritos da direita para a esquerda.
4 – Língua sagrada
O árabe é considerado a língua sagrada para o Islã, uma vez que é a língua na qual foi escrito o Alcorão. Ele alcançou o posto de segunda língua mais difundida devido à expansão islâmica pela península arábica e pelo norte da África. Hoje, a maioria dos países que utilizam o árabe como língua oficial está nessas regiões geográficas.
5 – Variedade de dialetos
Apesar de ser adotada por mais de 58 países, a língua árabe contém muitas diferenças entre si. Muitas vezes, elas são comparadas às diferenças entre o francês e o português, para dar um exemplo na nossa raiz linguística.
Nas escolas de todo o mundo árabe é ensinado o Árabe Padrão, mas este é utilizado apenas em situações formais e acadêmicas. Para todos os efeitos práticos, grande parte dos árabes aprende o Árabe Padrão e o seu dialeto para uso no dia a dia.
Gostou das informações? Siga a Eko’s Traduções nas redes sociais e não perca uma só postagem!