Hoje, dia 04/01, é o Dia Mundial do Braille, data escolhida para lembrar do Sistema Braille de Escrita. Esta ferramenta possibilita aos deficientes visuais a leitura por meio de símbolos em alto relevo.
Vamos saber mais sobre esse sistema de escrita no texto de hoje!
Surgimento do Braille
O alfabeto foi criado por Louis Braille, um francês que ficou cego aos 3 anos de idade devido a uma inflamação nos olhos.
Aos 10 anos de idade, os pais de Louis o matricularam no Instituto Real Para Jovens Cegos em Paris. Nos seus estudos, Louis desenvolveu a primeira versão do Braille em 1824.
Seu sistema foi uma melhora do sistema inventado alguns anos atrás por Charles Barbier, que tinha por objetivo facilitar a comunicação de soldados durante a noite.
Como funciona?
O Braille é baseado em um sistema de 6 pontos em alto relevo, distribuídos em duas fileiras. Assim, o Braille permite a escrita de 63 caracteres diferentes que incluem letras, pontos, números e até notas musicais.
Porque existe o Dia Mundial do Braille?
Dia 04 de janeiro é a data de nascimento de seu inventor e foi escolhida como data para celebrar o Braille.
Essa ferramenta não é simplesmente uma forma de comunicação, mas permite que as pessoas com deficiência visual exerçam por completo seu direito essencial à informação.
Segundo dados de 2019, 39 milhões de pessoas no mundo todo eram cegas e outras 253 milhões possuíam algum tipo de impedimento na visão.
O Braille permite que essas pessoas tenham acesso a conhecimento que antes estava fora de seu alcance.
Assim, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia do nascimento de Louis Braille como data para nos lembrarmos de que a realização dos direitos fundamentais e das liberdades do ser humano, passa por uma escrita inclusiva a todos.