Começamos o Grupo F com a Bélgica, o país que está em busca da sua primeira conquista na Copa do Mundo.
BÉLGICA
- Nome escrito em sua língua nativa: België
- Idioma: Neerlandês
- Capital: Bruxelas
- Moeda: Euro (R$5,16 – cotação do dia 24/10/2022)
- Principal jogador: Kevin De Bruyne
- Comida típica: Chocolate
Curiosidades
A Bélgica é um país que conquistou sua independência depois do Brasil. A Bélgica era parte da Holanda até 1830 e a Holanda, por sua vez, só reconheceu de fato a independência belga em 1839.
Assim como Holanda e Reino Unido, a Bélgica também possui um rei (o Rei Filipe da Bélgica que ocupa o trono desde 2013) e um regime de monarquia parlamentarista.
A Bélgica não é um país geograficamente grande, seu território possui 30.688km² e é possível atravessar o país inteiro em aproximadamente 3 horas. Mas isso não significa que seja um país monótono: o maior festival de música eletrônica do mundo, o Tomorrowland, ocorre na cidade de Boom, nos arredores de Antuérpia, na Bélgica. Antuérpia também é uma cidade conhecida por ser a capital mundial dos diamantes, 80% dos diamantes brutos do mundo são negociados lá e existe toda uma estrutura voltada para esse mercado na cidade, que consiste em corretores que avaliam preços, 380 oficinas e 3.500 lapidadores.
A economia belga se baseia no setor industrial e nas exportações. A Bélgica possui produções de aço, produtos químicos, materiais de construção, e exporta ferro, chumbo, zinco, cobre, carvão e diamantes em grandes quantidades.
A Bélgica possui 3 idiomas oficiais: o neerlandês, o francês e o alemão. o neerlandês é falado por 60% de sua população, enquanto o francês é falado por 40% e menos de 1% da população tem o alemão como idioma comum. Além disso, a maioria da população do país fala inglês fluentemente. Pode ser necessário que a tradução de documentos seja realizada nas 3 línguas oficiais da Bélgica para ter validade em seu território, o que pode envolver uma cotação para os 3 idiomas.
A culinária belga possui 2 elementos que são conhecidos e consumidos mundialmente. O primeiro deles é a batata frita, que foi inventada na Bélgica e se espalhou pelo mundo durante a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados belgas mostraram aos soldados americanos como eles comiam as batatas, e os americanos então nomearam as batatas fritas de french fries (fritas francesas), porque os soldados belgas falavam francês. Hoje existem restaurantes especializados em frituras na Bélgica, os chamados frituur, que são encontrados em todo o país. O chocolate belga é o outro alimento mundialmente famoso; a Bélgica produz cerca de 170 toneladas de chocolate por ano e o Aeroporto Internacional de Bruxelas é o local no mundo que mais vende chocolate. Além disso, existem diversas oficinas e workshops de chocolate em Bruxelas.
A seleção da Bélgica atual é chamada de ótima geração belga, e é possível afirmar que é a seleção mais talentosa da história da Bélgica. O seu goleiro Courtois ficou com o prêmio de melhor goleiro do mundo da France Football, revista responsável pelo prêmio Bola de Ouro. Além de Courtois, a seleção belga conta com o meio-campista Kevin de Bruyne, que ficou na 3ª posição no prêmio de melhor jogador do mundo e seu time, o Manchester City, foi eleito o melhor time da temporada.
A seleção da Bélgica foi responsável pela eliminação do Brasil na última Copa do Mundo, vencendo as quartas de final por 2×1. Kevin de Bruyne foi o autor do segundo gol que garantiu a passagem da Bélgica para a semifinal, onde os belgas acabaram perdendo para a França.
Com o time 4 anos mais experiente, a ajuda de jogadores talentosos, como De Ketelaere, e a ótima fase de Kevin de Bruyne e Courtois, a Bélgica é favorita em seu grupo e pode ser uma das seleções que cheguem mais longe nesta Copa do Mundo.
Este foi o Eko’s na Copa da Bélgica. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte semana que vem, pois falaremos do Canadá.