Em clima de Copa do Mundo, a Eko’s Traduções, que está sempre quebrando barreiras linguísticas, não poderia ficar de fora desse evento. Por isso iniciamos a sessão Eko’s na Copa. Aqui vamos te contar curiosidades sobre os países participantes da Copa do Mundo de 2022, trazendo sempre a moeda, uma comida típica, um jogador que chama atenção e, principalmente, a língua falada no país, e a escrita e a pronúncia do nome do país em sua língua nativa. Você sabia que os alemães chamam a Alemanha de Deutschland? Que os japoneses chamam o Japão de 日本 (Nihon)? Essas e outras curiosidades você vai aprender aqui conosco, uma empresa referência em traduções. Então vamos começar com o país-sede, o Catar.
CATAR
- Nome escrito em sua língua nativa: قطر (Ka’tah ou Ka’tar)
- Capital: Doha
- Moeda: Rial catarense (R$1,42 – cotação do dia 20/09/2022)
- Principal jogador: Almoez Ali
- Comida típica: Saloona
Curiosidades
O país-sede da Copa do Mundo, o Catar, possui uma área de 11.437km², o que equivale a um pouco mais da metade do estado de Sergipe. Essa é a primeira vez que o país receberá uma Copa do Mundo e também é a primeira vez que a sua seleção disputará o torneio. O país se tornou conhecido no cenário internacional graças à exploração de petróleo e, em consequência, evoluiu de forma exponencial, estando hoje entre as principais potências energéticas do mundo.
Seu idioma nativo é o árabe, idioma oficial de 26 países, e existem duas formas de linguagem: o árabe clássico e o popular. O árabe clássico nasceu da tradição de leitura oral de povos pré-islâmicos e é nessa língua que é rezado o Alcorão. Já o árabe popular é a linguagem usada no convívio comum. A escrita árabe é feita da direita para a esquerda e o sistema chamado de Abjad possui apenas consoantes, devendo o leitor complementar com a vogal correta, o que deixa a linguagem árabe aberta a interpretações quando traduzida. Um desafio que nossos tradutores fluentes conseguem superar.
Falando da culinária, um prato típico catari é a Saloona, uma sopa de legumes de batata, cenoura, berinjela e tomate normalmente servida com frango ou carne, mas que também possui opções vegetarianas.
Seu destaque dentro de campo fica por conta do atacante Almoez Ali que, curiosamente, nasceu no Sudão, mas é filho de mãe Catari. Isso foi alvo de discussão em 2019, na Copa da Ásia, quando a seleção dos Emirados Árabes Unidos perdeu para o Catar e entrou com um recurso na FIFA, pedindo a anulação da partida. O recurso foi negado e Almoez Ali terminou o torneio como artilheiro, com 9 gols, e o Catar foi o campeão. Outra curiosidade é que Almoez Ali foi escolhido como figurinha Legend de sua equipe no álbum da Copa do Mundo, o que fez com que o jogador se tornasse mais conhecido por aqui.
Este foi o primeiro país da Copa, o Catar. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte amanhã, pois falaremos do Equador.