Hoje é dia de falar sobre a equipe que enfrenta o Catar na abertura da Copa do Mundo, o Equador.
EQUADOR
- Nome escrito em sua língua nativa: Ecuador
- Idioma: Espanhol
- Capital: Quito
- Moeda: Dólar americano (R$5,14 – cotação do dia 21/09/2022)
- Principal jogador: Enner Valencia
- Comida típica: Bolon Verde
Curiosidades
Classificado em 4º lugar nas eliminatórias sul-americanas, o Equador vai apenas para sua 4º participação na Copa do Mundo. Sua melhor campanha foi em 2006 ao ser eliminado nas oitavas de final pela Inglaterra.
A economia equatoriana é baseada na exportação de petróleo, banana, camarão, ouro e outros produtos agrícolas. Vale destacar que o Equador é membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e produz cerca de 490.000 barris de petróleo por dia.
Seu idioma, assim como o da maior parte da América Latina, é o espanhol, porém seus habitantes também falam quéchua, um idioma dos povos indígenas da América do Sul originário do Peru. A tradução de espanhol é normalmente solicitada para documentos emitidos no Equador. Embora o idioma espanhol seja muito similar ao falado no Peru e na Bolívia, em alguns lugares do Equador temos o espanhol amazônico, que possui fortes influências das línguas nativas, como o quéchua.
Na culinária, o que chama atenção é o Bolon Verde, um bolinho de massa de banana verde frito (ou plátano, como é chamada a banana por lá) que pode também ser recheado.
O plátano verde está presente em vários pratos da culinária equatoriana e pode ser comido sozinho ou como acompanhamento.
O principal nome desta seleção é o capitão Enner Valencia, com passagens pela liga inglesa e que hoje atua no Fenerbahce da Turquia. Pela seleção, ele tem 35 gols em 72 jogos, sendo 9 durante as eliminatórias para a Copa.
Este foi o Eko’s na Copa do Equador. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte amanhã, pois falaremos do Senegal.