Começamos o Grupo E com a Espanha, seleção campeã da Copa do Mundo em 2010.
ESPANHA
- Nome escrito em sua língua nativa: España
- Idioma: Espanhol
- Capital: Madri
- Moeda: Euro (R$5,20 – cotação do dia 17/10/2022)
- Principal jogador: Sergio Busquets
- Comida típica: Paella
Curiosidades
A Espanha nasce da unificação de vários reinos e essa unificação é sentida ainda hoje. O país possui 17 comunidades autônomas, entre elas podemos destacar a Catalunha, a Andaluzia e o País Basco. Cada uma dessas regiões possui culturas e até línguas diferentes, mesmo estando dentro do mesmo país.
Após a unificação dos vários territórios que compõem a Espanha, o país adotou o catolicismo como religião oficial. O feriado mais importante do país é o Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro para comemorar a chegada dos reis magos. É nessa data que as crianças recebem presentes (diferente do Brasil onde a tradição é entregar os presentes no Natal) e um dia antes do Dia de Reis as cidades realizam a Cabalgata, um desfile de carros alegóricos e personagens, e distribuem doces para as crianças que assistem ao desfile nas ruas.
Um costume único da Espanha é a siesta, uma pausa para um cochilo depois do almoço; normalmente a siesta começa após o almoço e dura entre uma hora e meia ou duas horas e, nesse período, lojas, bancos e serviços ficam fechados. Em compensação, é comum na Espanha tudo ser realizado mais tarde em comparação ao Brasil: o horário comercial ocorre das 10:00 às 21:00, o almoço costuma acontecer entre 14:00 e 15:00 e o jantar ocorre entre 21:00 e 22:00.
A economia espanhola é sólida e estável. O país é um dos mais ricos da Europa e baseia sua economia no comércio, turismo e agricultura, produzindo quase metade do azeite do mundo inteiro – 43,8% da produção de azeite mundial vêm da Espanha.
Apesar de ser o idioma oficial, o espanhol não é o único idioma falado na Espanha. Além do espanhol, segunda língua mais falada do mundo, há outros idiomas, como o catalão, o basco e o galego. Esses idiomas são consequência da união dos vários reinos que existem na Espanha. Na Catalunha inclusive existe um forte sentimento separatista dos seus habitantes, que buscam a independência da Espanha.
O prato mais famoso da Espanha é, sem dúvida, a paella. Conhecido mundialmente, este prato é originário da região de Valencia e seu ingrediente principal é o arroz, que pode ser combinado de várias formas com legumes, carnes e especiarias, como o açafrão, e azeite. A paella valenciana leva frutos do mar, como camarão, lula, polvo e mexilhões, além de frango, e tudo isso é preparado em uma paellera, uma frigideira rasa antiaderente específica para o prato.
A seleção da Espanha passou por muitas reformulações nos últimos anos, principalmente com a aposentadoria dos principais nomes da geração anterior, que levou ao país a sua única conquista em Copas do Mundo. Sem Xavi, Iniesta e Casillas, o único nome remanescente da conquista na África do Sul é Sergio Busquets. O volante de 34 anos tinha 22 quando foi titular no meio-campo espanhol campeão e hoje é capitão da seleção da Espanha e do Barcelona. Busquets é o símbolo do tiki taka, estilo de jogo que concentra a posse de bola e consagrou a Espanha. Mesmo não tendo o passe como sua principal característica, Busquets é a peça de sustentação do meio espanhol e a seleção da Espanha busca uma renovação com os nomes que chegam para substituir as lendas. Cabe a Sergio orientar os mais novos, para que a Espanha alcance novamente o status de campeã mundial.
Este foi o Eko’s na Copa da Espanha. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte amanhã, pois falaremos da Costa Rica.