Chegamos à última seleção do Grupo C: a Polônia é a seleção de hoje.
POLÔNIA
- Nome escrito em sua língua nativa: Polska
- Idioma: Polaco ou Polonês
- Capital: Varsóvia
- Moeda: Złoty (R$1,06 – cotação do dia 06/10/2022)
- Principal jogador: Robert Lewandowski
- Comida típica: Pierogi
Curiosidades
A Polônia é um país unificado desde o século X e durante sua história passou por incontáveis reformas, sendo a maior delas após o período da Segunda Guerra Mundial, quando foi invadida pela Alemanha e pela União Soviética e reconstruída graças à ajuda de países ocidentais.
O nome Polska se origina da tribo dos polanos, que significa “pessoas que cultivam a terra”, e Polônia é derivado da palavra pole que significa “campo”. Essas tribos habitavam a região da Grande Polônia, principalmente as margens do Rio Warta.
A economia polonesa tem como base indústrias de construção naval, produção de carvão e energia elétrica. A mais importante concentração industrial está localizada em Silésia, uma área muito rica em carvão mineral com indústrias siderúrgicas e químicas.
O idioma polaco é uma das línguas eslavas e é falado não apenas na Polônia, mas também na Lituânia, Bielorrússia e Ucrânia. É a segunda língua eslava mais falada no mundo depois do russo. Um fato curioso é que Curitiba é a segunda cidade fora da Polônia com o maior número de habitantes de origem polaca, por isso é mais comum encontrar tradutores desse idioma na região sul do Brasil.
Falando sobre culinária, a Polônia e a Rússia reivindicam a criação da vodka. Não se sabe exatamente onde a bebida foi criada, já que as referências apareceram pela primeira vez em textos poloneses, em 1643. Mesmo que não seja possível afirmar com exatidão onde a bebida foi originada, ela é considerada a bebida nacional da Polônia.
Na Polônia não se mistura vodka com nada, nem mesmo com gelo. Ela deve ser bebida gelada e pura. E pedir vodka de outros países, principalmente da Rússia, chega a ser ofensivo para os poloneses. Além disso, a vodka deve ser bebida com os amigos e não sozinho, e se toma o copo inteiro de uma vez só.
O prato mais popular da Polônia é o pierogi, uma trouxinha de massa recheada que pode ser cozida ou frita, parecida com um guioza japonês e com os mais variados recheios salgados e doces, sendo mais comum recheá-lo com carne, chucrute e cogumelos.
Na seleção polonesa, Robert Lewandowski é o principal jogador. Ele foi eleito o melhor jogador do mundo por dois anos seguidos, em 2020 e 2021, quando jogava no Bayern de Munique. Lewandowski foi campeão alemão 10 vezes, duas como jogador do Borussia Dortmund e outras 8 com o Bayern, além de ter sido 7 vezes o artilheiro.
Seus números espetaculares atraíram o interesse do Barcelona, que adquiriu o jogador por 45 milhões de euros na última janela de transferências. Na atual temporada, a sua primeira na Espanha, Lewandowski já tem 12 gols em 10 jogos. Pela seleção o seu histórico é de 76 gols em 134 jogos.
Sem dúvida a Polônia tem nele a sua maior esperança de gols e caso ele mantenha o desempenho que vem tendo no Barcelona, a seleção polonesa tem chances de avançar na Copa do Mundo.
Este foi o Eko’s na Copa da Polônia, a última equipe do Grupo C. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte na próxima semana, pois começaremos o Grupo D com a França.