Hoje é dia de conhecer um pouco mais sobre a Tunísia, país localizado no norte da África.
TUNÍSIA
- Nome escrito em sua língua nativa: تونس
- Idioma: Árabe
- Capital: Tunis
- Moeda: Dinar Tunisiano (R$1,62 – cotação do dia 14/10/2022)
- Principal jogador: Ellyes Skhiri
- Comida típica: Cuscuz
Curiosidades
A Tunísia passou por muitas revoluções ao longo de sua história; o país foi colonizado pela França e conquistou sua independência em 1956. A Tunísia também foi o berço da revolução dos países árabes contra regimes ditatoriais, que ficou conhecida como Primavera Árabe. Na Tunísia o movimento teve o nome de Revolução de Jasmim; essa revolução derrubou o ditador Zine El Abidine Ben Ali e estabeleceu o semipresidencialismo, em que o presidente partilha o poder com o primeiro-ministro e um Conselho de Ministros do gabinete.
A Tunísia é o país mais ao norte do continente africano. O Cabo Angela é o último ponto do continente ao norte da África, fazendo fronteira marítima com a Itália.
Outro fato curioso é a ligação da Tunísia com uma das franquias de maior sucesso da história da humanidade; na cidade de Tataouine foram gravadas cenas de Star Wars – Uma Nova Esperança. O primeiro filme da franquia de George Lucas, que estreou em 1977, teve a cidade tunisiana como cenário e seu nome inspirou a história do cinema: o protagonista Luke Skywalker nasce em um planeta chamado Tatooine em clara referência à cidade usada como cenário. Até hoje fãs de todo o mundo visitam os locais de gravação que ainda conservam alguns dos cenários do primeiro filme.
A economia da Tunísia é baseada na exportação de petróleo e de produtos agrícolas, como o azeite.
Embora o idioma oficial seja o árabe, parte da população também fala francês por conta da colonização do país. O árabe tunisiano que é usado em conversas e linguagem coloquial é diferente do árabe padrão, principalmente na pronúncia e vocabulário; todavia os documentos tunisianos são emitidos em árabe padrão, o que facilita na hora da tradução pela ausência de dialetos.
O prato mais conhecido da culinária da Tunísia é o cuscuz; porém o cuscuz tunisiano é bem diferente daquele que consumimos aqui no Brasil. Na Tunísia, assim como em outros países árabes que consomem o cuscuz, o prato é bastante apimentado e é servido como refeição ou como complemento de outros pratos.
No futebol, a seleção da Tunísia tem a difícil missão de parar o poderoso ataque francês e, para isso, conta com Ellyes Skhiri. O volante que é convocado desde 2018 tem uma média de 3,7 interceptações de passe por jogo e já fez 48 jogos pela seleção tunisiana; sua função principal é acabar com as jogadas adversárias e criar contra-ataques para a sua seleção. Caso a Tunísia avance em seu grupo será uma grande surpresa e, para isso acontecer, Skhiri terá que jogar em seu melhor nível.
Este foi o Eko’s na Copa da Tunísia. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte semana que vem, pois falaremos da Espanha.