Fazer intercâmbio é um sonho de muitos jovens no Brasil. Com o começo do ano, temos o hábito de fazer nossos planos e, por isso, vamos falar sobre uma das tendências de 2024: hospedar intercambistas.
Neste texto, vamos procurar entender como funciona esse tipo de estadia, quais as vantagens e desvantagens, e o que você irá precisar para ficar em uma casa de família no exterior.
Como funciona?
A premissa é bem simples: em vez de ficar em um hotel, alojamento estudantil ou alugar uma casa por conta própria, o estudante se hospeda na casa de uma família comum que vive no país.
Apesar de ser uma opção para alunos adultos, a hospedagem de intercambistas é obrigatória nas modalidades Au Pair, High School e Férias Teens, pelos seguintes motivos:
- Au Pair – nesta forma de intercâmbio, além de estudar, o intercambista também irá exercer a função de baby-sitter, ou seja, babá.
- High Shool e Férias Teens – nessas modalidades, os intercambistas são menores de idade, não podendo ficar hospedados sozinhos, por isso devem ficar na casa de famílias do país.
Na opção de baby-sitter, além de ficar na casa da família, você ainda irá receber pelos seus serviços. Já nas outras duas, você deverá pagar pela estadia.
Prós e contras
Como todas as coisas, hospedar intercambistas tem os seus prós e seus contras:
Prós –
- Maior imersão – o aluno conviverá diariamente com nativos do país, tendo exposição constante à cultura, aos hábitos e à língua local falada.
- Refeições inclusas – normalmente nos planos estão inclusos café da manhã e jantar, ou pelo menos um dos dois. É uma ótima oportunidade para ter contato com a culinária local.
- Valor – é mais em conta morar com uma família no exterior do que alugar uma casa só para você.
Contras –
- Maiores restrições – como você irá morar com uma família, deverá se acostumar com os hábitos dela e seguir as regras que ela determinar. Pode haver limitações nos horários, locais da casa que pode acessar e tempo disponível para o banho, por exemplo.
- Menor independência – muitos intercambistas buscam essa experiência justamente para aprenderem a viver sozinhos.
- Distância – grande parte das casas que aceitam intercambistas ficam nos subúrbios, assim, a locomoção pode se tornar um problema.
É importante lembrar que você estará adentrando o lar de uma família, então uma dica valiosa é tirar todas as suas dúvidas da maneira mais direta possível, para que não ocorram mal-entendidos.
No entanto, todas as famílias que vão hospedar intercambistas passam por processos de seleção e já tiveram essa oportunidade antes. Portanto, já estão acostumados e sabem o que esperar.
Como encontrar uma família que deseja hospedar intercambistas?
Esse processo é todo realizado pela agência de intercâmbio que você selecionou. Ela será a responsável por escolher a família que melhor se encaixa em seu perfil.
Vale lembrar também que, para o processo de intercâmbio, serão solicitados documentos traduzidos. Aqui no blog já comentamos quais são os mais comuns a serem solicitados.
Se você precisa de documentos traduzidos com precisão e rapidez, entre em contato conosco agora mesmo!