Desde 1950, quando a ONU começou a contabilizar a população global, a China era o país mais populoso do mundo. Após 73 anos ocupando a primeira posição, a China perde a liderança para a Índia, segundo o Relatório do Estado da População Mundial divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo as projeções calculadas com base nos dados do censo e taxas de natalidade e mortalidade, a população indiana corresponde agora a 1.425.775.850 habitantes no planeta. O avanço da Índia em relação à China ocorre após décadas de políticas de controle de natalidade por parte do governo chinês, como a política do filho único, que teve início na década de 1980 e vigorou até 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até dois filhos e, em 2021, três filhos.
Dados sobre a China
A China enfrenta uma crise demográfica após os 35 anos de restrição de natalidade e isso fez o país perder seu bônus demográfico com o envelhecimento da sua força de trabalho. Para mudar o cenário, o governo chinês passou a incentivar os casais a terem mais filhos com medidas de apoio à fertilidade, como subsídios, deduções fiscais, seguro-saúde, além de garantia de educação, habitação e apoio para famílias com filhos conseguirem empregos.
Esse envelhecimento da força de trabalho tem gerado uma queda no crescimento econômico do país. Em 2022, o Produto Interno Bruto da China cresceu apenas 3%; essa foi a segunda pior taxa de crescimento do país desde 1976.
Outro ponto resultante das políticas de controle foi o desequilíbrio de gênero: como as famílias podiam ter apenas um filho, houve preferência por crianças do sexo masculino e atualmente existem cerca de 32 milhões de homens a mais na China em comparação com mulheres, o que acaba contribuindo para a diminuição da taxa de natalidade.
Mesmo com as novas medidas de incentivo, as mulheres mantêm a tradição de ter apenas um filho e a reversão do cenário deve demorar a acontecer. As estimativas são de uma redução de 10% na população geral nos próximos 20 anos. Com isso, até o fim do século o número de chineses pode sofrer uma diminuição de até um bilhão de pessoas.
Índia: o novo país mais populoso do mundo
No caso da Índia, sua população aumentou em mais de um bilhão desde 1950. Espera-se que o número de indianos chegue a 1,7 bilhão até 2064, todavia o tamanho exato da população indiana é desconhecido, pois o censo no país, o qual é realizado a cada década, estava previsto para 2021 e foi adiado por conta da pandemia, e ainda não tem data para ocorrer. A oposição do primeiro-ministro Narendra Modi acusa-o de obstruir o censo, alegando que o resultado poderia causar desconfortos políticos. O governo indiano, por sua vez, alega um esforço contínuo para estabelecer um aparato tecnológico inédito que ajude na coleta de dados.
A divulgação do relatório da ONU deve ser um novo ponto no debate, aumentando a pressão sobre o governo indiano para a realização do censo.