
Dia 25 de dezembro é comemorado o Natal no Brasil. O feriado é ligado à tradição cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo e é marcado pelas reuniões familiares e trocas de presentes.
Neste artigo vamos buscar compreender como surgiu a comemoração do Natal que celebramos tradicionalmente no Brasil e também como outras culturas celebram essa data.
Origens do Natal no Brasil
A comemoração do Natal no Brasil surge com a colonização pelos portugueses, responsáveis pela disseminação do catolicismo e das suas práticas.
Mas nem sempre o Natal foi um feriado cristão. Apesar de origens incertas, a maioria dos historiadores concorda que o feriado passou a ser comemorado por volta do século 3 pelos cristãos.
Isso fez com que, no ano de 350, o Papa Júlio I instituísse a data oficial do nascimento de Cristo para o dia 25 de dezembro. Alguns séculos mais tarde, em 529, o Imperador Romano Justiniano declarou o Natal como feriado nacional.
Apesar do motivo oficial de comemorar o nascimento de Jesus, a definição do dia 25 de dezembro como a data do Natal pode ser considerada como uma maneira de cooptar os povos pagãos para o cristianismo.
Isso porque, nessa época, muitas comemorações pagãs eram realizadas com o objetivo de comemorar as colheitas e pedir aos deuses por mais fartura na próxima temporada.
No Império Romano era comemorada a Saturnália, que homenageava o deus Saturno, e no norte da Europa, nas regiões escandinavas e germânicas, era comemorado o Yule.
Natal nos dias de hoje
Atualmente no Brasil se comemora o Natal com festividades em família, contando com características em comum, como por exemplo:
- A ceia de Natal;
- Troca de presentes;
- Enfeites de luzes;
- Pinheiros decorados.
Essa mudança da forma de comemorar, de uma festa pública que se comemorava com amigos e desconhecidos nas ruas da cidade para uma forma mais intimista, de momento de proximidade familiar e reflexão sobre o ano e atos de caridade, foi principalmente incentivada pela Reforma Protestante.
Comemorações ao redor do mundo
Muitos países seguem as mesmas tradições que nós, mas alguns incorporam aspectos de suas culturas ao Natal. Vamos conhecer alguns deles:
- Japão – Lá o feriado é comemorado de forma mais parecida com o nosso “Dia dos Namorados” em que casais fazem jantares especiais e trocam presentes;
- Islândia – A tradição local é presentear amigos e familiares com livros. Essa ação é tão forte que estimulou as editoras a lançarem 70% dos novos títulos no final do ano;
- Estados Unidos – como o Natal ocorre no inverno, eles possuem a tradição do “Sweater feio”, na qual os convidados da festa competem com quem vai com o sweater mais diferente e engraçado.
Esses são apenas alguns exemplos das comemorações ao redor do mundo. Vale lembrar que, nos países que seguem o cristianismo ortodoxo, a festa do nascimento de Jesus ocorre em janeiro. E existem muitos locais em que o Natal nem é considerado feriado, normalmente nos países de maioria muçulmana.
Toda a equipe da Eko’s Traduções deseja para você um Feliz Natal!