A Nestlé lançou este mês a Passatempo Libras, uma edição limitada do biscoito (bolacha) Passatempo Leite, que terá ilustrações do alfabeto completo em Libras. O produto, que deve chegar aos mercados do Brasil em agosto, deve ser vendido pelo período de um ano e seus pacotes contêm 15 unidades distribuídas de forma sortida.
De acordo com a Nestlé, o projeto teve participação de funcionários com deficiência auditiva que se comunicam em Libras.
Além do lançamento do biscoito com as ilustrações de libras, a Nestlé criou também um hotsite com atividades e jogos didáticos que integram o projeto. Segundo a diretoria da Nestlé, as ilustrações em Libras exigiram que houvesse uma alteração nos equipamentos da fábrica da Nestlé em Marília, uma vez que depois de muitos anos a marca não colocou os tradicionais animais Passatempo.
A história da Libras, a Língua Brasileira de Sinais
A Língua Brasileira de Sinais começa a ser escrita em 1857 com o convite de Dom Pedro II para Eduard Huet, um surdo francês, para a criação do Instituto Imperial de Surdos-Mudos. O termo surdo-mudo caiu em desuso por ser considerado incorreto e o Instituto Imperial de Surdos-Mudos foi rebatizado de Instituto Nacional de Educação para Surdos (INES).
Foi então criada a Libras em uma parceira entre INES e Huet, usando uma mistura entre a Língua Francesa de Sinais e sinais já utilizados no Brasil.
Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como idioma do Brasil. Após isso, em 2008, foi instituído o Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), e em 2010 foi regulamentada a profissão de tradutor e intérprete de Libras.