O governo brasileiro iniciou no último dia 3/10, terça-feira, a emissão do novo modelo do passaporte brasileiro. No exterior, o novo passaporte passará a ser emitido apenas em 2024 em embaixadas e consulados brasileiros.
A mudança do documento buscar trazer mais segurança e dificultar falsificações, nessa nova versão o passaporte possui diversas imagens que representam a fauna e flora brasileira em suas páginas, além de possuir algumas imagens que só podem ser vistas com luzes ultravioleta.
A última vez que o passaporte brasileiro havia sofrido grandes alterações foi em 2015, quando o documento recebeu um chip eletrônico e sua validade foi alterada de 5 para 10 anos.
As mudanças ocorrem em diversas partes do documento: na capa, as estrelas do Cruzeiro do Sul foram substituídas pelo brasão da República que já esteve presente em outras edições do passaporte.
Além disso, a capa traz elementos da bandeira nacional em baixo relevo. As páginas do novo passaporte são numeradas e em cada uma das páginas existem figuras em homenagem à fauna e à flora brasileira.
As páginas também possuem um fundo especial que só é visto na presença de luz ultra violeta, esse fundo faz referência aos biomas brasileiros, como por exemplo o cerrado.
Na página de identificação, além da foto do titular colorida, existe agora uma imagem em preto e branco do titular no lado direito da folha, e uma outra imagem formada pelos dados biométricos do titular constituída de letras e números.
O novo passaporte possui 13 marcas da água, a versão anterior do documento possuía apenas uma.
Conforme informado pelo Governo Federal, a emissão do novo passaporte só será obrigatória quando o documento do titular vencer ou em caso de primeira via. O valor da emissão não sofreu alteração e permanece sendo de R$257,25 para emissões normais e R$334,42 para emissões urgentes.