Todos os anos o Dicionário de Oxford escolhe uma “palavra do ano”. A escolhida da vez foi a palavra “rizz”.
Se você não faz parte da Geração Z provavelmente nunca ouviu falar dessa palavra. Por isso, vamos explicar aqui qual o processo adotado para a escolha da “palavra do ano” e também o seu significado.
Palavra do ano
Anualmente uma palavra é escolhida pelo Dicionário de Oxford para representar o espírito, o clima ou as preocupações da sociedade.
Dentre uma lista escolhida por votação pública, os lexicógrafos (os que escrevem o dicionário) escolhem a palavra vencedora. A lista de finalistas desse ano incluía:
- Swiftie – fã entusiasmado da cantora Taylor Swift;
- Prompt – instruções dadas a um programa de inteligência artificial que define ou influencia o resultado gerado;
- Heat Dome – traduzida como “domo de calor”, esta palavra descreve o efeito de um sistema climático de alta pressão que segura uma massa de ar quente em uma área geográfica;
- Parassocial – uma relação caracterizada pelo sentimento unilateral de intimidade de um fã para uma celebridade, ou seja, a imaginação pelo fã de que essa celebridade é sua amiga pessoal.
Significado de rizz
A palavra escolhida esse ano foi rizz. Segundo os lexicógrafos, ela pode ser definida como a capacidade de atrair parceiros sexuais ou românticos. Seus sinônimos seriam charme ou estilo.
Rizz é considerada uma abreviação da palavra inglesa charisma, carisma em português, e se popularizou na internet principalmente em hashtags na rede social TikTok.
Porque foi escolhida como palavra do ano?
A palavra do ano passado foi “goblin mode”, algo como “modo goblin”, que significa o comportamento preguiçoso, ganancioso e autoindulgente ao qual muitas pessoas aderiram durante a pandemia.
Segundo Casper Grathwohl, Presidente da Oxford Languages, essa palavra demonstra o “clima predominante em 2023, quando mais pessoas estão se abrindo após anos desafiadores e encontrando confiança em quem são”.
Aproveite e siga a Eko’s Traduções nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!