A cidadania europeia é um desejo comum de muitos brasileiros. Seja por vontade de viver em um país na Europa com mais oportunidades ou para maior facilidade para viajar, a cidadania europeia vem sendo cada vez mais solicitada pelos brasileiros.
Segundo o Serviço de Estatística da União Europeia (Eurostat), a maioria dos passaportes europeus emitidos para brasileiros foram de Portugal (32%), seguido da Itália (17,8%), Espanha (15,63%) e Alemanha (7,83%).
As vantagens da cidadania europeia são: o direito de residir e trabalhar em qualquer um dos 27 países-membros da União Europeia, o direito de circular livremente por todos os países da União Europeia, além da possibilidade de se ter os mesmos direitos dos nascidos na Europa. Para quem tem o passaporte português, por exemplo, é possível ter acesso ao ensino superior subsidiado e bolsas de estudos.
Quais os documentos necessários para cidadania europeia
O processo de cidadania europeia pode variar dependendo de cada país e do tipo de cidadania. Podem ser solicitadas a cidadania por descendência, quando a pessoa é descendente de um europeu, a cidadania por casamento, quando a pessoa é casada com um europeu, a cidadania por residência, quando se mora legalmente em algum país europeu por um determinado período de tempo (que varia em cada país), e a cidadania por investimento, que é concedida para pessoas que realizam um investimento alto em alguns países, e que é a mais fácil de ser conseguida, porém a mais cara.
Cada país possui suas próprias regras e particularidades. Por isso, a lista de documentos pode variar de acordo com o país e com o tipo de cidadania europeia a ser solicitada. É sempre importante consultar o consulado do país para saber quais os documentos necessários em cada caso.
Porém, com exceção de Portugal, todos os países exigem a tradução juramentada de documentos para cidadania. É importante ressaltar que para realizar a tradução juramentada para cidadania, é necessário que o tradutor seja inscrito na Junta Comercial.
Para encontrar tradutores inscritos na Junta Comercial, você pode recorrer à Eko’s Traduções, que tem mais de 20 anos no mercado e possui larga experiência em tradução juramentada para cidadania, auxiliando milhares de brasileiros a conseguirem a cidadania europeia.
Os documentos mais solicitados para cidadania europeia são:
- Certidão de nascimento ou batismo do ascendente europeu.
- Documento de certidão de casamento do ascendente europeu com tradução juramentada para o idioma do país do qual a cidadania está sendo solicitada.
- Certidão de óbito do ascendente europeu com tradução juramentada para o idioma do país do qual a cidadania está sendo solicitada.
- Certidão negativa de naturalização do ascendente europeu, um documento que garante que o ascendente não se naturalizou brasileiro, com tradução juramentada para o idioma do país do qual a cidadania está sendo solicitada.
Todos os documentos que são traduzidos precisam também de apostilamento, para que a validade seja comprovada no país europeu.
Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para o processo de cidadania europeia, solicite a tradução juramentada dos documentos para cidadania na Eko’s Traduções. Entre em contato conosco e realize seu orçamento.