É cada vez mais comum que brasileiros descendentes de italianos solicitem a cidadania italiana. O processo para solicitar a cidadania italiana envolve uma lista de documentos que devem ser traduzidos por um tradutor juramentado ou tradutor público.
Para solicitar a cidadania italiana é necessária a certidão de nascimento do ascendente italiano, tradução juramentada da certidão de casamento, tradução juramentada da certidão de óbito, tradução juramentada da certidão de nascimento, casamento e óbito de toda a linha familiar do ascendente até o requerente, com seus respectivos apostilamentos.
Para filhos que nasceram antes de 1948, a solicitação da cidadania italiana via materna só poderá ser realizada judicialmente e com o auxílio de um advogado. Essa solicitação deverá ser feita após reunir todos os documentos necessários e realizar a tradução dos documentos exigidos para cidadania italiana, bem como o apostilamento.
Para filhos que nasceram após 1948, a solicitação pode ser realizada por via administrativa. Isso também se aplica à solicitação de cidadania italiana via paterna. Dessa forma, filhos, netos, bisnetos (e assim por diante) podem tirar a dupla cidadania de maneira administrativa.
O tempo para conseguir a cidadania italiana varia muito dependendo da via escolhida e do processo. O processo via consulado, por exemplo, pode demorar até 10 anos. Já o processo via comune pode demorar de seis meses a um ano, porém o seu custo é muito maior.
A Eko’s Traduções está preparada para realizar a tradução para cidadania italiana em São Paulo e realiza com excelência a tradução juramentada de documentos para cidadania italiana.
Caso precise, entre em contato conosco e solicite seu orçamento.