Após o anúncio da retomada da exigência de visto de turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, o governo brasileiro chegou a um acordo bilateral com o país asiático para isenção de visto de turismo.
O acordo foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 11 e prevê que turistas dos dois países poderão realizar viagens com duração de até 90 dias sem a necessidade de visto.
No caso dos brasileiros, a medida se aplica a todos os passaportes válidos e com chip, emitidos desde 2011. Caso o passaporte do turista não possua chip, ainda será necessário solicitar o visto de forma antecipada para entrar no Japão. Essa mudança ocorre apenas para o visto de turismo, de forma que, caso o cidadão brasileiro queira ingressar no Japão para trabalhar, será necessário solicitar o visto de trabalho.
O acordo se deu em agosto, poucos dias após o anúncio do governo quanto ao retorno da exigência de vistos, e tem como base o princípio da reciprocidade. Esse acordo foi firmado após o encontro dos chefes de estado dos dois países.
A medida, que entra em vigor em 30 de setembro, possui validade inicial de 3 anos, com data final em 29 de setembro de 2026, segundo o Itamaraty. A anunciada isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.