Hoje falaremos da Sérvia, adversária do Brasil na última Copa e nesta, e que é um país que se tornou único apenas em 2006.
SÉRVIA
- Nome escrito em sua língua nativa: Србија
- Idioma: Sérvio
- Capital: Belgrado
- Moeda: Dinar sérvio (R$0,044 – cotação do dia 01/11/2022)
- Principal jogador: Dusan Vlahovic
- Comida típica: Pljeskavica
Curiosidades
A Sérvia é um país que passou por muitos conflitos em sua história, inclusive conflitos recentes, sendo o último a Guerra do Kosovo, em 1999, em que o Kosovo conquistou sua independência. Antes disso, o território sérvio fez parte da Iugoslávia e, após a separação da Iugoslávia, passou a ser um território único com Montenegro. Essa união existiu até 2006, quando os países decidiram se tornar soberanos e separados.
Belgrado, a capital, é considerada uma das cidades mais antigas do mundo. Escavações sugerem que Belgrado já era habitada há 7.000 anos. Beograd (como é pronunciado em sérvio) significa cidade branca e esse nome foi dado pelos celtas, um dos primeiros povos a habitar a região.
A principal atividade econômica da Sérvia é a agricultura. O país possui jazidas de carvão, zinco, cobre e ouro e o setor industrial também é forte no país, que vem registrando aumentos no PIB e redução da dívida pública ao passar dos anos.
O idioma sérvio é uma variedade linguística do servo-croata, que teve seu uso padronizado. Além de ser a língua oficial da Sérvia, o sérvio é falado no Kosovo, onde também é língua oficial, na Bósnia e Herzegovina, em Montenegro, na Croácia e em outros países bálticos. O idioma sérvio utiliza o alfabeto cirílico, o mesmo utilizado na Rússia, o que pode dificultar a leitura para turistas, mesmo aqueles que vêm de outros países da Europa. E, com isso, o uso de um tradutor profissional para traduzir qualquer documento sérvio se torna imprescindível.

A culinária sérvia é uma mistura de cozinha turca, grega e báltica. Os sérvios possuem diversos tipos de queijos e pães, que são utilizados de forma variada.
O prato que mais chama atenção é o pljeskavica, um disco grande de carne servido dentro do pão com cebola, páprica, queijo e vegetais. Ele é feito de carne de porco, vaca e cordeiro e pode ser facilmente encontrado em Belgrado. E chamar o pljeskavica de hambúrguer é considerado um desrespeito na Sérvia.
A seleção sérvia já enfrentou o Brasil em 2018 e nessa partida o Brasil venceu por 2×0. Em 2022 novamente as seleções se encontrarão na fase de grupos, dessa vez na estreia, e alguns dos mesmos jogadores da seleção de 2018 devem estar na seleção este ano. Porém, o principal nome da Sérvia, Dusan Vlahovic, é uma novidade e foi convocado pela primeira vez apenas em 2020. O atacante chegou à Juventus na metade da última temporada, após passagem pela Fiorentina, e já se tornou peça fundamental da Juve. Com apenas 22 anos, Vlahovic tem 8 gols em 16 jogos pela seleção. Sua ida para a Copa, no entanto, está em cheque. Vlahovic possui uma lesão crônica na virilha e sofre com dores.
A Sérvia muda drasticamente, caso Vlahovic não tenha condições de ir à Copa. A esperança dos sérvios é que o jogador se recupere a tempo ao menos dos dois últimos jogos da fase de grupos, o que o deixaria de fora da estreia contra o Brasil.

Este foi o Eko’s na Copa da Sérvia. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte amanhã, pois falaremos da Suíça.