Hoje falaremos do Uruguai, o primeiro país a sediar a Copa do Mundo e o primeiro a ser campeão.
URUGUAI
- Nome escrito em sua língua nativa: Uruguai
- Idioma: Espanhol
- Capital: Montevidéu
- Moeda: Peso uruguaio (R$0,13 – cotação do dia 09/11/2022)
- Principal jogador: Luis Suárez
- Comida típica: Parrilla
Curiosidades
No período pré-colonial, o Uruguai, assim como vários outros países da América Latina, era habitado por populações indígenas. No caso do Uruguai, o território era habitado pelos índios charruas, chanaés, guaranis, entre outros. A chegada dos colonizadores espanhóis ocorreu em 1624, em Soriano. Em 1680, colonizadores portugueses chegaram ao país e a colonização uruguaia foi marcada pela constante disputa entre portugueses e espanhóis pelo território.
Entre 1822 e 1828, o Uruguai foi parte do território brasileiro. Na época, o Brasil era colônia portuguesa e por meio de uma aliança entre brasileiros e portugueses, o território uruguaio foi anexado ao Brasil. Durante esse período, o país foi chamado de Província de Cisplatina.
Em 1825, os uruguaios conseguiram recuperar o controle do seu território e Juan Antonio Lavalleja proclamou a independência uruguaia, que foi reconhecida por Brasil e Argentina somente em 1828.
Cerca de 40% da população uruguaia não tem religião – é o índice mais elevado na América Latina – por isso, a Semana Santa passou a se chamar Semana do Turismo e o Natal se chama Dia da Família. A Semana do Turismo é reservada ao lazer, férias, viagem e descanso, e mesmo que o Natal se chame Dia da Família, existem árvores de natal e decorações natalinas.
A economia do Uruguai é baseada na criação de bovinos e ovinos e na exportação de produtos provenientes dessas atividades, como carne, lã e couro. Além disso, o Uruguai exporta trigo, arroz e soja em grandes quantidades.
O idioma do Uruguai é o espanhol (que por lá é conhecido como castelhano) e, assim como em outros países sul-americanos, o idioma tem influência das línguas que eram faladas no período pré-colonial. O espanhol uruguaio é diferente do espanhol argentino, por exemplo. Os uruguaios chamam ônibus de ómnibus, já os argentinos chamam de bondi. Rapaz é chamado de botijas pelos uruguaios e de pibe pelos argentinos. Por conta de todas essas singularidades, é necessário o trabalho de um tradutor profissional capaz de identificá-las e adequá-las na tradução.
Uma curiosidade do Uruguai é que, a partir da 6ª série do ensino fundamental, os alunos têm aulas de português obrigatoriamente. O Uruguai é o único país que não fala português oficialmente e ensina o idioma nas escolas, por isso, é comum encontrar uruguaios que falam português, principalmente próximo à fronteira com o Brasil.
O Uruguai, assim como a Argentina, tem a carne como ponto forte de sua culinária. A parrilla é o nome dado à carne assada na churrasqueira à lenha. Ela é feita dos melhores cortes de carne e o que torna a carne uruguaia única e suculenta é o modo de preparo, que é com lenha, e não carvão. Os uruguaios acendem a lenha e deixam criar algumas brasas; essas brasas são colocadas em um lado da churrasqueira, criando uma espécie de forno de alta temperatura. A carne fica a poucos centímetros da brasa e, apesar de demorarem mais para assar em comparação ao carvão, elas ficam macias e suculentas, e o ponto é sempre malpassado.
A seleção uruguaia é conhecida como Celeste Olímpica e ganhou esse apelido após vencer as Olimpíadas de 1924 e 1928. Antes de 1924, o futebol olímpico era disputado por seleções amadoras e até mesmo por clubes. Porém, em 1924 e 1928, a FIFA organizou o futebol olímpico e apenas as seleções nacionais disputaram medalhas. Como o Uruguai venceu a medalha de ouro nas duas olimpíadas, a FIFA reconheceu o Uruguai como campeão mundial, uma vez que as Olimpíadas eram o único campeonato que reunia seleções de todas as partes do mundo. Isso mudou em 1930, quando a FIFA criou a Copa do Mundo. Coincidentemente, a primeira Copa do Mundo foi disputada no Uruguai e o país-sede foi o campeão, vencendo a Argentina na final. A seleção uruguaia voltaria a ser campeã em 1950, quando a Copa foi disputada no Brasil, dessa vez vencendo a seleção brasileira no jogo que ficou conhecido como Maracanaço.
O principal jogador da seleção uruguaia é Luis Suárez, conhecido como “El pistolero”. Suárez teve passagens por gigantes do futebol mundial, como Ajax, Liverpool e Atlético de Madrid, e integrou um dos maiores trios de ataque da história recente do futebol no Barcelona, com Messi e Neymar. Durante sua passagem no Barcelona, conquistou uma Champions League, um Mundial de Clubes e foi campeão espanhol por 4 vezes.
Nesta Copa, Suárez deve ter a companhia do jovem Darwín Núñez e de Giorgian de Arrascaeta. O Uruguai é favorito a avançar de fase com Portugal no Grupo H, porém a equipe vem de jogos ruins recentemente. Os uruguaios esperam que no Catar seja diferente e que a seleção consiga jogar seu melhor futebol.
Este foi o Eko’s na Copa do Uruguai. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte amanhã, pois falaremos da Coreia do Sul.