Por que o Bitcoin está em queda?

8 jul, 2022

Nos últimos meses, o Bitcoin vem despencando. A criptomoeda está perdendo valor rapidamente e os investidores mais leigos se perguntam qual o motivo dessa queda brusca em tão pouco tempo

Vários são os fatores que afetam o valor do Bitcoin. Por si só, as criptomoedas possuem uma alta volatilidade e isso gera insegurança em investimentos quando o mercado está em dificuldades. No caso do Bitcoin, ocorre um efeito dominó. A guerra entre Rússia e Ucrânia vem gerando uma crise energética em toda a Europa, onde países como a Alemanha dependem do gás russo para viver principalmente no inverno. Com a guerra, os países da União Europeia entendem que não podem mais depender da Rússia e devem procurar alternativas para suprir a demanda energética do continente, o que aumenta os custos da produção de energia e, consequentemente, diminui os recursos desses países para investimentos em outras áreas.

Além disso, a guerra gerou uma escassez nas cadeias de produção globais, já que a Ucrânia é um dos produtores de grãos mais importantes do planeta, e não podemos esquecer que o mundo acaba de passar por uma pandemia que não foi totalmente controlada ainda, e afetou a oferta e a demanda de todo o mercado. Tudo isso gerou uma inflação recorde nos Estados Unidos, a maior desde 1981, e fez com que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, anunciasse um aumento em sua taxa de juros na tentativa de conter a inflação.

O último fator que podemos destacar como importante é que a Argentina proibiu seus bancos de comprarem ou venderem criptomoedas, e isso abre um precedente para que outros países façam o mesmo, diminuindo consideravelmente o valor do ativo.

Mas o que tudo isso tem a ver com a queda do Bitcoin?

Na verdade é bem simples, em momentos de insegurança o mercado se volta para investimentos considerados mais seguros, como o Tesouro Americano. Esses investimentos são mais previsíveis e menos voláteis, o que permite um maior planejamento por parte dos investidores.

Se você está pensando em comprar Bitcoins agora para aproveitar a baixa da moeda, saiba que a expectativa não deve ser diferente para os próximos meses, uma vez que não se sabe quando a guerra entre Rússia e Ucrânia vai terminar, nem quando as cadeias de produção serão normalizadas. A crise energética está longe de acabar na Europa e mesmo o Euro, uma moeda consolidada, está em dificuldades. O Bitcoin, portanto, deve continuar caindo.

O ideal no momento é seguir acompanhando as notícias do mercado e, em caso de investimentos em criptos, fazê-los de forma gradual e estar preparado para novas quedas que podem ocorrer antes de o ativo voltar a ter uma valorização.

Nestlé Lança Passatempo Libras

A Nestlé lançou este mês a Passatempo Libras, uma edição limitada do biscoito (bolacha) Passatempo Leite, que terá ilustrações do alfabeto completo em Libras. O produto, que deve chegar aos mercados do Brasil em agosto, deve ser vendido pelo período de um ano e seus pacotes contêm 15 unidades distribuídas de forma sortida.

O Dia do Advogado

Comemorado no dia 11 de agosto, o Dia do Advogado celebra os profissionais da área jurídica. A data foi escolhida em homenagem à criação dos dois primeiros cursos de Direito do Brasil, em 1827. Os profissionais dessa área costumam utilizar os serviços de tradução...

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13709/2018) foi aprovada em 14/08/2018 e entrou em vigor em 18/09/2020. A LGPD foi criada para estabelecer regras sobre a coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais. A LGPD tem sua concepção moldada pela GDPR (General Data Protection Regulation), que assegura a proteção de dados em países da União Europeia.

Interpretação Simultânea

Interpretação Simultânea é o serviço em que o tradutor simultâneo ou intérprete simultâneo traduz o que o interlocutor diz em tempo real. Nesse serviço, os ouvintes possuem fones de ouvido e têm a opção de escutar a voz do interlocutor ou a tradução simultânea. Essa...

Stranger Things, coisas estranhas que acontecem na Tradução

Coisas estranhas que acontecem na tradução

Entenda a diferença entre Tradução Juramentada, Tradução Certificada e Tradução Técnica

Tradução juramentada, tradução certificada e tradução técnica são termos com os quais nos deparamos quando precisamos traduzir algum documento e, naturalmente, tantos termos diferentes podem nos deixar confusos. Qual serviço de tradução você deve escolher? Vamos te...

O que é Tradução Juramentada?

A tradução juramentada é um serviço de tradução com autenticidade comprovada. Diferentemente de textos ou artigos, os documentos que precisam ser traduzidos para outro idioma devem ter essa autenticidade, garantindo que a tradução seja verdadeira e fiel, sem alteração...