A atual campeã é a primeira seleção do Grupo D. Hoje é dia de conhecer um pouco mais sobre a França.
FRANÇA
- Nome escrito em sua língua nativa: France
- Idioma: Francês
- Capital: Paris
- Moeda: Euro (R$5,04 – cotação do dia 10/10/2022)
- Principal jogador: Kylian Mbappé
- Comida típica: Ratatouille
Curiosidades
A história francesa impactou diretamente a história de todo o mundo, principalmente com a Revolução Francesa e durante o Período Napoleônico. Mesmo após inúmeros conflitos, revoluções e alterações de regime, a França é hoje a segunda maior economia da Europa e possui uma das maiores expectativas de vida do mundo.
A França é o país mais visitado do mundo, com 78 milhões de turistas estrangeiros por ano, em média, graças as suas atrações únicas, como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, o maior museu de arte do mundo e casa da obra de arte mais famosa do mundo, a Monalisa. O Louvre é tão grande que, se o visitante quisesse passar 30 segundos olhando para cada obra presente no museu, levaria aproximadamente 200 dias para percorrer todo o local.
Os franceses também são responsáveis por muitas invenções que usamos em nosso dia a dia, como por exemplo, a rotatória, a lata, o secador de cabelos e o estetoscópio. Além disso, a Estátua da Liberdade – um símbolo americano, foi dada de presente aos Estados Unidos pelos franceses em homenagem aos 100 anos da independência americana. Alexandre-Gustave Eiffel (criador da Torre Eiffel) projetou em conjunto com Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc a estátua construída pelo escultor Frederic-Auguste Bartholdi. A estátua chegou a ser exibida em Paris antes de embarcar para os Estados Unidos.
Sendo o país mais visitado do mundo, é natural que o turismo seja um pilar da economia francesa. Além do turismo, a França é um grande exportador de vinho, trigo e cereais, e possui uma forte indústria automobilística e aeronáutica.
O idioma francês é a língua oficial em 30 países e descende do latim, de línguas celtas e línguas frâncicas. A antiga região francesa se chamava Gália e, devido ao domínio romano, o idioma era o latim. Foi somente após a chegada dos francos que as línguas se misturaram e surgiu aos poucos o idioma francês. Esse idioma é considerado o mais elegante do mundo por sua entonação quase musical, e nossos tradutores conseguem traduzir o francês com a mesma elegância e clareza.
A culinária francesa é uma das mais ricas e famosas, inclusive aqui no Brasil. Em São Paulo, o pão mais consumido é o pão francês que, curiosamente, não é francês: o pão francês como conhecemos foi criado aqui mesmo, com a inspiração da baguete – esse sim o legítimo pão francês. Acontece que os brasileiros visitavam a França e lá comiam baguete, e quando retornavam ao Brasil pediam aos padeiros que reproduzissem o “pão francês”. Como não havia a possibilidade de passar a receita, as características eram informadas oralmente e por isso surgiu o nosso pão francês, que apesar de parecido com a baguete, é diferente em formato e tamanho.
Outra curiosidade culinária é que o croissant não foi criado na França, e sim na Áustria (em Viena, a capital austríaca), em 1683. Como é de conhecimento geral, os franceses gostam muito de pães, e de várias formas, como por exemplo, croque monsieur, croque madame, crepe, e outras iguarias que envolvem pães ou folhados.
Mas como destaque escolhemos o ratatouille, prato famoso na França que ganhou destaque mundial após a animação da Disneyque leva seu nome, deixando todos que assistiram a animação com vontade de provar um legítimo ratatouille. O prato tem origem em Provença, região sudeste da França, e é composto por legumes picados e temperados, principalmente berinjela e tomates. Os legumes são cortados em círculos e assados, e a grande mistura de legumes deixa o prato com uma aparência colorida e elegante.
Em campo podemos destacar a seleção francesa como uma das principais favoritas, após a conquista da última Copa do Mundo em 2018, na Rússia. Além de nomes como Benzema e Griezmann, a França conta com o craque mundial Kylian Mbappé, que se tornou o jogador mais bem pago do mundo após a sua renovação com o PSG, time dos brasileiros Neymar e Marquinhos. Mbappé inclusive esteve envolvido em polêmicas com Neymar enquanto estava acertando sua renovação. Para o francês permanecer em Paris, ele exigiu participação nas decisões da equipe inclusive em contratações de técnicos e jogadores, e um dos rumores dizia que Mbappé não queria a permanência de Neymar no elenco. O fato não foi confirmado e ambos seguem no mesmo time e se entendem muito bem durante os jogos. Na temporada atual, Mbappé tem 11 gols em 12 jogos e o PSG lidera o campeonato francês. O desafio do time de Paris está em vencer de forma inédita a Champions League, pois o time vem batendo na trave nos últimos anos.
Na Copa, Mbappé tem todos os olhares voltados para si e precisará repetir o desempenho de 4 anos atrás se quiser se sagrar bicampeão e levar seu país à 3ª conquista.
Este foi o Eko’s na Copa da França. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte na próxima semana, pois falaremos da Austrália.