Hoje é dia de falar de Gana, o último país africano do Eko’s na Copa.
GANA
- Nome escrito em sua língua nativa: Ghana
- Idioma: Inglês
- Capital: Acra
- Moeda: Cedi (R$0,36 – cotação do dia 08/11/2022)
- Principal jogador: Thomas Partey
- Comida típica: Fufu
Curiosidades
Gana foi por muito tempo conhecida como Reino do Ouro. Isso porque o seu território produzia muito desse recurso, principalmente entre os séculos VII e XI.
O país já foi colônia britânica e fez parte do Reino Unido, conquistando sua independência em 1957 e se tornando o primeiro país africano a possuir seu próprio estado.
O Lago Volta em Gana é o maior lago artificial na superfície do mundo, com 8502 km² e abrangendo 3,6% da área terrestre do país.
Gana é o país localizado mais ao centro da terra; seu território está próximo às linhas do Equador e do Meridiano de Greenwich, que definem as coordenadas de latitude e longitude do planeta. Por conta disso, Gana possui apenas duas estações durante o ano, verão e inverno.
A principal atividade econômica de Gana é a extração de produtos naturais e a agricultura, sendo o cacau o principal produto do país, e Gana também exporta ouro e madeira em grandes quantidades.
O idioma oficial de Gana é o inglês; porém, o país é considerado multilíngue com cerca de 80 línguas diferentes, entre elas o acã, que é a mais falada. Também é possível destacar a língua axante, que teve sua origem no império do mesmo nome, cuja civilização habitou o território no período pré-colonial. Todos os documentos do país são emitidos em inglês e a tradução deles pode ser realizada por um tradutor profissional.

A culinária de Gana utiliza muitas frutas, farinhas e legumes, assim como outros países africanos. O prato que destacamos é o fufu, um bolinho feito de mandioca, milho e banana da terra. Todos os ingredientes são cozidos juntos e amassados até se tornarem uma massa homogênea. O fufu é servido com peixes, torresmo ou outros acompanhamentos.
A seleção de Gana chega a sua 4ª participação na Copa do Mundo. Sua melhor participação foi em 2010, quando chegou às quartas de final e foi eliminada pelo Uruguai nos pênaltis.
Hoje seu principal jogador é Thomas Partey, que atua no Arsenal da Inglaterra. O volante já teve passagens pelo Atlético de Madrid, onde se destacou e foi vendido por 40 milhões de euros. Partey é um jogador com características defensivas, mas possui uma boa chegada à frente. Nesta temporada, ele já marcou 2 gols em 10 jogos e o seu time lidera a Premier League. Pela seleção Partey tem 13 gols em 40 jogos e deve ditar o ritmo do meio-campo de Gana, que sonha em chegar tão longe quanto em 2010.

Este foi o Eko’s na Copa de Gana. Se você gostou, siga nossas redes sociais (Instagram: @ekostraducoes / LinkedIn: ekostraducoes) e volte amanhã, pois falaremos do Uruguai.