No dia 7 de dezembro de 2023, a partir do início da noite, irá começar o feriado judaico conhecido como Hanukkah, se estendendo até o anoitecer do dia 15 de dezembro de 2023.
Mas, você sabe o que é comemorado nesses dias? Os seus principais rituais? Vamos conhecê-los neste artigo.
Contexto histórico do Hanukkah
Após a morte de Alexandre, O Grande, seu vasto império, que se estendia da Grécia até a atual Índia, foi dividido entre diversos governantes. No século 2 a.c., a região da Judeia era parte do Império Selêucida. Os judeus então pagavam tributos à Síria, e em troca podiam praticar sua religião e manter seus costumes.
Isso mudou quando Antíoco IV Epifânio subiu ao trono selêucida. Ele promoveu uma série de mudanças helenizantes com objetivo de impor a fé e a cultura gregas ao império.
Os judeus não se submeteram às regras de Epifânio, levantando uma rebelião em Jerusalém. Após esmagar a rebelião, o imperador ordenou a construção de um altar para Zeus no Templo e a realização de sacrifícios de porcos, impuros segundo a religião judaica, dentro dos muros do templo.
As tradições dos judeus também foram suprimidas como, por exemplo, a circuncisão e a leitura da Torá.
A revolta de Macabeu
Durante esse período, um sacerdote chamado Matatias se revoltou quando foi convocado a participar dos sacrifícios gregos, matando então um dos judeus que se ofereceu para participar em seu lugar.
Matatias fugiu de Jerusalém para as montanhas ao redor da cidade, logo formando um grupo de rebeldes. Quando ele faleceu, seu filho Judas Macabeu (palavra hebraica que significa “martelo”) assumiu o comando do grupo e passou a fazer uma série de ataques de guerrilha contra as tropas selêucidas.
A luta demorou três anos, mas enfim os selêucidas e seus apoiadores foram derrotados e Macabeu entrou triunfante em Jerusalém.
Surgimento do Hanukkah
A tomada da cidade foi seguida pela limpeza ritualística do Templo e pela comemoração que durou 8 dias. Macabeu então ordenou que a festa se repetisse todos os anos, para relembrar a reconquista e purificação do Templo.
Segundo os registros, houve ainda um milagre durante a celebração. Quando da limpeza do templo, foi encontrada apenas uma garrafa com óleo intacta, que seria suficiente para manter a menorá acesa por apenas um dia, mas milagrosamente o óleo durou oito dias, o suficiente para confeccionar mais óleo puro e consagrá-lo.
Rituais da comemoração
Atualmente, o feriado é comemorado sempre próximo ao fim do ano, sendo muitas vezes comparado ao Natal.
O principal ritual do período do Hanukkah é o ato de acender uma Menorá especial com nove braços, sendo uma vela de apoio e uma para cada dia da comemoração.
Por isso, o Hanukka também é conhecido como Festival das Luzes.
Siga a Eko’s Traduções nas redes sociais: